restrições

Após aumento nos casos de Covid-19, Cruz Alta adota medidas mais rígidas para conter disseminação

Nos últimos dias, a prefeitura de Cruz Alta endureceu as medidas de restrições para enfrentamento da Covid-19 no município. Conforme divisão do modelo de Distanciamento Controlado do Estado, a Região de Cruz Alta estava, na última semana, em bandeira vermelha, que indica risco alto de transmissão. Entretanto, de acordo com o mapa preliminar divulgado nesta sexta, a região conseguiu reduzir os registros de hospitalizações por coronavírus e aumentou o número de leitos de UTI livres. Por isso, retornou à bandeira laranja.

Em boletim, Estado confirma mais 29 óbitos associados ao coronavírus

Apesar da melhora nestes indicativos, a prefeitura optou por seguir com as regras em vigor na última semana e adotar novas medidas em relação ao combate ao coronavírus, pois o número de casos e óbitos no município aumentaram nos últimos dias. Neste sábado, o prefeito Vilson Roberto Bastos dos Santos (PT) assinou a lei que autoriza a aplicação de multas a quem não usar máscara na cidade. Neste caso, a pessoa deverá pagar o valor de R$ 100.

VÍDEO+FOTOS: cemitérios reabrem depois de sete meses em Santa Maria

Conforme a assessoria de comunicação, o responsável por aglomeração de pessoas ou por não cumprir com o distanciamento mínimo em lugar público ou privado ou fora do horário permitido também poderá ser multado, e neste caso a sanção à infração é de R$ 500. A lei entra em vigor já a partir deste sábado.

Sementes misteriosas vindas da China chegam a três cidades da região

Desde a última quarta-feira, está proibida a circulação de pessoas das 21h30 às 5h em vias públicas, conforme decreto municipal, exceto a circulação dos trabalhadores de saúde, assistência social e segurança, e salvo nos casos de comprovada necessidade ou urgência. O toque de recolher também é válido para restaurantes e lanchonetes que atendem pelo sistema de pegue e leve (take away). Porém, o atendimento por tele entrega está mantido. Trabalhadores de farmácias, postos de combustíveis, hotéis, estação rodoviária, transporte individual e coletivo, serviços de saúde, construção civil e indústria também podem circular neste horário.

Na sexta-feira, a prefeitura publicou outros dois decretos com medidas restritivas. O decreto nº 387/20 suspende a possibilidade de aulas presenciais nas escolas de ensino da rede pública municipal e estadual até o término do ano letivo de 2020. Desta forma, as escolas permanecem com o cronograma de entrega e recebimento de atividades e aulas na modalidade de ensino remoto. Já o decreto nº 388/20, diz respeito ao fechamento dos cemitérios durante o feriado de Dia de Finados, para evitar aglomerações. As visitas a esses locais estão proibidas de sábado até quarta-feira.

As medidas foram tomadas após reuniões presenciais e virtuais do Gabinete de Crise. Os decretos estão disponíveis no site da prefeitura.

NÚMEROS

De acordo com o último boletim epidemiológico, divulgado neste sábado, o município conta com 1.906 casos confirmados até agora, sendo que 1.533 são pacientes considerados recuperados. Em relação ao boletim de sexta-feira, foram registrados 30 novos casos positivos. Até agora, já foram registrados 32 óbitos associados à doença na cidade. Outras 179 pessoas aguardam pelo resultado do exame e 403 casos suspeitos estão em isolamento domiciliar. 

O que está proibido em Cruz Alta:

  • a visitação aos Cemitérios de 31 de outubro até o dia 4 de novembro
  • o acesso e a circulação de pessoas em clubes sociais;
  • o consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas
  • a prática de esportes coletivos ou de contato físico, independente do ambiente
  • o uso de parques infantis, aparelhos externos de ginástica e espaços públicos destinados à prática de esportes, lazer e cultura
  • o acesso de pessoas sem máscara de proteção a qualquer estabelecimento comercial, industrial, de serviços, templos religiosos, transporte individual e coletivo, bem  como repartições, praças e vias públicas
  • a realização de eventos festivos coletivos, que importe em aglomeração, independentemente de sua natureza e local
  • a realização de eventos, reuniões ou encontros, não vedados especificamente em decreto, em espaços privados, que importem em aglomeração

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Confira como está a média diária de novos casos de coronavírus em Santa Maria

Em boletim, Estado confirma mais 29 óbitos associados ao coronavírus Próximo

Em boletim, Estado confirma mais 29 óbitos associados ao coronavírus

Saúde